Orientação p/ Coletas

Todos os exames de sangue são sempre feitos em jejum?

A maioria sim, e o tempo de jejum pode variar de 4 a 8 horas, na maioria dos casos. Para Colesterol, Glicose e Triglicérides geralmente são 8 horas. Para exames de alergia, AIDS, testes sorológicos para toxoplasmose, rubéola, etc., o jejum pode ser dispensado.

Quanto tempo devo ficar em jejum?

Na maioria dos testes que dependem de jejum, o tempo exigido é de 8 horas. Caso não consiga informações específicas, você deve comparecer em jejum de 8 horas para ganhar tempo.

Quantos dias deve-se ficar de abstinência sexual antes de coletar o Espermograma e quais os horários das coletas?

A Organização Mundial de Saúde – OMS, recomenda período de 2 a 7 dias. Os exames são recebidos das 07:00 às 10:00 horas e das 13:30 às 15:30 horas. Exame não realizado aos Sábados.

A urina sempre deve ser colhida no laboratório?

O exame para Cultura de urina deve preferencialmente ser coletado no laboratório, devido a assepsia a ser feita e se evitar crescimento de bactérias, principalmente em dias quentes, provocando resultados falso-positivos. Os demais exames podem ser coletados em domicílio, desde que o frasco seja fornecido pelo laboratório.

O esperma pode ser coletado em domicílio?

Não, o material deverá ser colhido somente no laboratório e desde que seja por automasturbação e sem o uso de lubrificantes ou saliva. horários designados na pergunta 21.

Os exames que necessitam de jejum só podem ser colhidos pela manhã?

Com exceção dos exames de Glicose, Ferro, Hemoglobina Glicosilada, Colesterol, Triglicérides, etc., todos os demais exames pedem 4 horas de jejum ou dispensam o jejum. Procure informar-se através das informações mais comuns sobre exames, neste site: exames para controles de Drogas Terapêuticas, como Fenobarbital, Ácido Valpróico, Hidantoína, Lítio, etc., tem instruções especiais. Certos exames como Cortisol, ACTH, Prolactina e DHEA, tem horário correto de coleta e devem obedecer a ritmos fisiológicos em suas coletas.

Porque às vezes o braço pode ficar roxo no lugar da coleta de sangue?

Isto acontece devido ao extravasamento de sangue para fora da veia. Várias situações podem concorrer para acontecer o hematoma: veias difíceis, muito profundas, ou muito finas, pacientes que sofrem de fragilidade capilar, uso de medicamentos que alteram a coagulação, por exemplo a aspirina, falta de compressão no local da coleta, esforço logo após a coleta (carregar peso no braço que sofreu a venopunção), etc. Na maioria dos casos os únicos inconvenientes são a mancha roxa no local, que irá se dissipar em alguns dias e a sensação dolorosa na área do hematoma, já que o sangue é irritante fora das veias. A utilização de heparinóides na forma de gel acelera a absorção do hematoma. Não deixe de entrar em contacto com o laboratório caso isso ocorra.

O que é dieta habitual para se colher exame?

Dieta habitual é a que você costuma comer diariamente, o que quer dizer que você não deve alterar sua alimentação para fazer os exames. Alguns exames, todavia, necessitam de dietas especiais, como Pesquisa de Sangue Oculto, Exame Coprológico Funcional, etc. Procure informações.

Crianças precisam de jejum para a coleta de exames?

Para a maioria dos exames e das crianças não. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum. Para os exames de Ferro Sérico e Triglicérides, deve-se colher em jejum de pelo menos 2 horas, e pela manhã. Para testes que tem ingestão de açúcares, como Glicose, Lactose, Sacarose ou Xilose, há necessidade de jejum de pelo menos 6 horas. Lembre-se que água não quebra o jejum e poderá ser oferecida á vontade.

O jejum para Colesterol e Triglicérides é igual aos demais exames?

O Colesterol varia pouco com mudanças bruscas na dieta, já o Triglicérides pode variar bastante. Uma pessoa que vai fazer Triglicérides e faz regime muito restritivo, os resultados podem ser falsamente baixos. Por outro lado, pacientes que tiveram refeições tardes no dia anterior podem ter níveis de Triglicérides muito elevados. Ex.: Paciente come uma feijoada no fim de semana e vai no laboratório na segunda-feira, fazer um exame de Triglicérides. Há uma grande chance de os resultados serem muito elevados. Informe-se no laboratório sobre dietas para exames determinados.