Orientação p/ Coletas

Todos os exames de sangue são sempre feitos em jejum?

A maioria sim, e o tempo de jejum pode variar de 4 a 8 horas, na maioria dos casos. Para Colesterol, Glicose e Triglicérides geralmente são 8 horas. Para exames de alergia, AIDS, testes sorológicos para toxoplasmose, rubéola, etc., o jejum pode ser dispensado.

Quanto tempo devo ficar em jejum?

Na maioria dos testes que dependem de jejum, o tempo exigido é de 8 horas. Caso não consiga informações específicas, você deve comparecer em jejum de 8 horas para ganhar tempo.

Remédios vaginais, como cremes, óvulos ou pomadas alteram os exames de urina e de secreções?

Os exames que necessitam de secreções vaginais só podem ser coletados após 48 horas da suspensão da medicação. Os exames de urina podem ser “contaminados” por esses remédios, o que pode ser evitado se boa assepsia, após colocação de absorvente intra-vaginal, for realizada.

Pode-se fumar antes da coleta dos exames?

A nicotina altera uma série de exames hematológicos (Coagulação, Velocidade de Hemossedimentação, CD4, CD8), hormonais (Cortisol, Prolactina, TSH, ACTH, etc.) e testes de Sobrecarga de Glicose (Curvas Glicêmicas), assim, os pacientes devem se abster de fumar antes dos testes.

Remédios alteram os resultados de exames?

A Associação Americana de Química Clínica, além de alguns pesquisadores brasileiros, mantém publicações completas sobre as interferências de medicamentos sobre os exames. Por outro lado alguns pacientes não podem suspender medicações devido a patologias específicas. Converse com seu (sua) médico(a) sobre a possibilidade de suspensão. Caso não seja possível, a relação de medicamentos será correlacionada aos resultados obtidos.

Bebidas alcoólicas alteram os resultados dos exames?

O exame que altera mais agudamente com bebidas alcoólicas é o Triglicérides. Uma dose já é o suficiente para alterá-lo. Outros exames também se alteram com o uso recente ou regular de bebidas. O ideal é se abster de bebidas alcoólicas por 3 dias antes de fazer exames.

Exercícios físicos podem alterar os exames?

Alguns exames podem ser alterados, com por exemplo a Glicose, Curva Glicêmica, Hormônio do Crescimento, Prolactina, Cortisol, Lactato, etc. Assim esforços físicos devem ser evitados antes dos exames.

A febre pode alterar os resultados dos exames?

Estados febris podem alterar exames de avaliação metabólica, como Glicose, Hormônios, principalmente da Tireóide e Supra Renal, e exames imunológicos. Evidentemente que os exames geralmente são pedidos porque o paciente está com febre. Consulte seu (sua) médico(a) ou o laboratório antes de fazer os exames.

Posso beber água antes de colher os exames?

Pode, mas a água deve ser tomada de forma moderada, pois o seu excesso pode interferir nos exames de urina ou exames de osmolaridade sérica ou urinária. Ao levantar-se pode tomar ½ copo de água.

A gripe e outras doenças comuns alteram os exames?

Na maioria dos casos exames são complementares a esses quadros infecciosos. Informe de seu estado clínico aos coletadores, eles irão anotar em sua ficha de coleta, que será avaliada pelo pessoal técnico do laboratório.